Amamentação: a importância da rede de apoio

Amamentação: a importância da rede de apoio – por Dra. Patrícia Marinho
A importância da amamentação exclusiva para a saúde do bebê nos seis primeiros meses é bastante conhecida. O leite materno contém minerais e nutrientes essenciais que ajudam no desenvolvimento neurológico e no fortalecimento do sistema imunológico.
Os benefícios também são estendidos para a mãe, já que a prática, segundo estudos, pode reduzir o risco de câncer de mama e ovário, protege contra doenças cardiovasculares e diminui as chances do desenvolvimento de diabetes tipo 2. Além disso tudo, o ato de amamentar reforça o vínculo afetivo com a criança.
No entanto, mesmo com todas essas vantagens, nem sempre as mulheres conseguem levar a amamentação em diante.
Um dos principais motivos é a falta de uma rede de apoio. Esse grupo deve estar sempre atento as necessidades básicas da mãe, como tomar banho, comer, ir ao banheiro ou somente ser um ombro amigo e amparar nos momentos mais difíceis do processo.
Vale lembrar que essa rede de apoio deve ser formada por pessoas que realmente estejam dispostas a ajudar, de forma integral e sem julgamentos. O suporte emocional é essencial para que a mamãe e o bebê consigam aproveitar todos os benefícios da amamentação.
Em nosso próximo post iremos falar sobre alguns personagens desse grupo da rede de apoio e o que eles podem fazer.
A Pediatra Patrícia Marinho atende no Bella.
Para mais informações úteis e práticas sobre gestação e maternidade, oferecemos um curso online completo, com tudo que precisa para a chegada do seu filho. Acesse aqui 😉
Recommended Posts

Os benefícios da drenagem linfática na gravidez
fevereiro 10, 2020

Filho doente: como lidar com a ansiedade?
janeiro 29, 2020

Como se prevenir da flacidez após a gestação?
janeiro 22, 2020