Cuidados com a pele na gravidez

Cuidados com a pele na gravidez

As diversas mudanças e efeitos no corpo da mulher durante a gravidez também refletem na pele. Um dos problemas comuns nesta fase, devido às alterações hormonais, são as manchas escuras no rosto, como o melasma. Outra queixa é o aparecimento de estrias, que costumam surgir na barriga, seios e quadris, por conta do aumento de peso comum do período.

A Dra. Cinthya Basaglia, dermatologista do Centro Integrado Bella, afirma que as gestantes devem usar diariamente um hidratante corporal, para deixar a pele livre de ressecamento e coceira, que é comum a partir do terceiro trimestre. Além disso, o produto mantém a elasticidade da cútis, evitando a formação das temidas estrias. Entre os ingredientes permitidos, estão a manteiga de karité, glicerina, óleo de amêndoas e óleo de semente de uva. Já cremes à base de ureia com concentração acima de 3% devem ser evitados, pois a substância pode atravessar a placenta e prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Em relação à proteção solar, a médica alerta que é de extrema importância o uso diário do filtro no rosto e em áreas expostas. O fator de proteção deve ser acima de 30 – em peles claras, a recomendação é 50 ou mais. A recomendação é reaplicá-lo a cada duas horas ou conforme a demanda, faça sol ou chuva. Em dias quentes ou de praia, vale apostar também no uso de barreiras físicas, como chapéus, óculos escuros, roupas UV e guarda-sol.

Para finalizar, vale ressaltar que diversos ativos encontrados em cremes, comuns na rotina diária contra acne e envelhecimento precoce, por exemplo, estão proibidos durante a gestação, como o ácido retinoico, a hidroquinona e o ácido salicílico. No entanto, a Dra. Cinthya explica que já existem outras substâncias que são seguras para as gestantes. Entre elas, vale destacar a vitamina C, o ácido azelaico e o ácido hialurônico. O indicado é consultar uma dermatologista logo no início da gestação para garantir uma pele linda e saudável nesta fase tão especial para a mulher.

Para mais informações sobre gestação e maternidade, oferecemos o curso online com tudo que precisa para a chegada do seu filho. Acesse aqui 😉


share

Comments

  1. Muito bom essas dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *